terça-feira, 22 de maio de 2012




Projeto desenvolvido pelo professor Ricardo Limeira juntamente com a equipe gestora com o objetivo de atender às turmas do 4° e 5º anos, podendo ser estendido às demais  modalidades de ensino da EMPAM  Foco do Projeto: Competência leitora.



 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO ALVES DE MELO



 

 POESIA DA MINHA TERRA


ITAJUÍPE-BA
ANO – 2012







 INTRODUÇÃO

A poesia é um gênero textual muito importante para o desenvolvimento  artístico, cultural e cognitivo das pessoas. Desde a antiguidade, a poesia se apresenta como um instrumento de manifestação da linguagem voltada para a satisfação estética, axiológica e de compreensão do mundo e suas complexidades.
Não há como se ter uma definição precisa do que venha a ser uma poesia, pois ao afirmarmos que se trata de um texto escrito em versos rimados, estaremos deixando de evidenciar que um texto sem rimas também pode ser uma poesia, mas o que não devemos negar, é que por meio dela podemos expressar nossos sentimentos, emoções e o sentido das coisas que nos cerca. Ao nos depararmos com a leitura de textos poéticos, somos muitas vezes envolvidos pelas sensações de comoção, angústia, saudade, de injustiça que o poeta revela.
O poeta é aquele que busca apresentar e ler o mundo de uma forma dinâmica e atraente. Para isso, ele se vale de diversos recursos como a rima, as metáforas, as comparações, o ritmo, enfim, tudo que for preciso para que se possa dar às palavras um sentido mais apurado, para que o leitor encontre nelas sempre um algo a mais a ser dito.
Assim podemos encontrar nesses gêneros valiosos recursos para o incentivo e desenvolvimento da leitura e da escrita na escola e por isso, optamos pelo projeto “Poesia da minha terra”, que consiste em um trabalho voltado especificamente para a valorização e o resgate cultural de poetas consagrados do município de Itajuípe, o que faremos mediante a inserção e exploração de suas obras em sala de aula.
Vale salientar no entanto, que por se tratar de um trabalho direcionado para turma do ensino fundamental mais especificamente para alunos do 4º e 5º  ano, optamos por selecionar alguns autores, em especial, àqueles que em suas obras apresenta uma linguagem mais didática e portanto mais próxima do universo da criança.
Dentre eles, mencionamos: Wanderlito Barbosa( Litinho ); Professora Ângela Bezerra; Claudia Pereira Santos, etc. Vale frisar ainda que, embora o foco principal desse projeto seja a literatura poética itajuipense, não deixaremos de destacar também alguns ícones da literatura poética brasileira ainda que seja de forma breve como efeito de comparação e estudo de algumas peculiaridades referente ao estilo e a linguagem característica do texto poético.
Isso faremos pelo simples fato de entendermos que muitos dos que hoje são poetas, se espelharam quando criança, ou ainda se espelham em autores consagrados como Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Cora Coralina, Pedro Bandeira e vários outros.         
 Esperamos com isso, despertar o interesse dos alunos pela leitura e escrita do gênero poético, tomando como referência algumas das poesias de escritores itajuipenses, de forma que possamos também possibilitar aos discentes o reconhecimento e a importância cultural do lugar onde vive.


JUSTIFICTIVA

Itajuípe é um município que se destaca no cenário nacional por possuir uma cultura rica e diversificada e no campo da literatura merece relevo o escritor Adonias Filho e Marcos Santarrita, autores de diversos romances.                Além de ter como cidadãos esses dois renomados escritores, Itajuípe também é o berço de grandes poetas como é o caso de Mario Luís de Souza Lopes, Paulo Afonso da Silva Pinto, Wanderlito Barbosa, Claudia Pereira Santos, professora Angela Bezerra, dentre outros.
            Contudo, mesmo percebendo o grau de importância dessas obras que enobrecem e ajudam a construir a identidade cultural do município de Itajuípe, pouca atenção temos dado a elas em nossas escolas.                                Assim, pretendemos com esse projeto, centrar o nosso olhar nessa direção, esperando com isso, promover o resgate cultural da literatura poética itajuipense.                                                                                                                             Daí resulta a importância desse trabalho, que tem como foco principal reavivar a cultura literária poética da terra e também elevar a bagagem cultural dos educandos, além de despertar o interesse dos mesmos por obras literárias importantes que engrandecem e valorizam o município de Itajuípe.

OBJETIVO GERAL

Promover o resgate cultural da literatura poética itajuipense por meio da inserção e exploração em sala de aula de alguns textos poéticos criados por escritores do município de itajuípe.

Reconhecer e valorizar a cultura local, percebendo a importância e influência que exerce as obras poéticas na vida e memória de um povo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar aspectos característicos da cultura literária do município de Itajuípe;
Valorizar a cultura poética local;
Conhecer poemas da literatura itajuipense;
Identificar as diversas tipologias do texto poético;
Reconhecer o poema em suas diversas formas;
Identificar aspectos característicos do poema: rimas, versos, estrofes aliteração, repetição,comparações e metáforas;
Produzir textos do gênero poema;

METODOLOGIA

            Esse projeto tem como foco principal inserir no contexto da sala de aula obras poéticas de escritores itajuipenses, visando com isso estimular a leitura e também despertar no educando o apreço pela literatura local.
             Para Pinheiro(2002, p.23) “... a leitura do texto poético tem peculiaridades e carece, portanto, de mais cuidado do que o texto em prosa.” Com isso, pensamos em um trabalho mais específico. Optamos por escolher um dia em cada semana (sempre às quartas-feiras) do ano letivo de 2012 para executar o projeto, sendo sua abertura no dia 7 de março e fechamento no dia 5 de dezembro.
            Assim, pretendemos proceder da seguinte forma:
            1° Apresentação do projeto para a turma e demais interessados onde serão abordados os seguintes questionamentos :
            Do que trata o projeto? O que se pretende com o projeto? Quais os objetivos?
            Como será trabalhado? Quais os critérios de avaliação? Qual o tempo de duração?... 
            Na oportunidade, teremos ainda um momento cultural, intitulado de “A poesia em teatro”, com a participação da atriz Itajuipense Aristea Gonzaga;
            2°  Aula expositiva dialogada sobre a cultura literária poética de Itajuípe e exposição de alguns textos produzidos pelos escritores da terra;
            3° Pesquisa orientada na sala de internete sobre a biografia dos poetas itajuipenses que serão estudados;
            4º Criação de um blog poético para a exposição das atividades realizadas com as turmas;
            5° Rodas de leitura com obras clássicas da poesia infantil brasileira;
            6° Estudo dirigido sobre as características de um poema: rimas, versos e estrofes;  
            7° Produção textual: “brincando com rimas”    
            8° Confecção do mural de poemas com os alunos;
            9° Estudo dirigido sobre outros elementos que caracterizam um poema: aliteração, repetição de versos, quadras, acrósticos;
            10° Produção textual: quadras e acrósticos
            11° Recital de poemas: O poema popular (estudo sobre suas características);  
            12° Aula expositiva dialogada sobre o uso das comparações, imagens e metáforas em um texto poético;
            13º Café poético: apresentação artística e cultural de textos poéticos escolhidos pelos alunos;
            14º Estudo de textos poéticos de escritores itajuipenses:
·        Boi Veludo (texto de Wanderlito Barbosa - Litinho)
·        *Rio Almada(texto de Claudia Pereira)
·        Felicidade(texto de Ângela Bezerra)
·        *Tempo de criança(texto de Wanderlito Barbosa- Litinho)
·        * O barquinho de papel(texto de Wanderlito Barbosa- Litinho)
            15° Produção de texto do gênero poético;
          16° Entrevista com poetas do município de Itajuípe e apresentação das produções dos alunos com premiação para aqueles que se destacarem;

AVALIAÇÃO

            A avaliação terá como parâmetro aspectos qualitativos e quantitativos e assim, serão observados os seguintes critérios:
            Participação nas tarefas a serem realizadas em sala de aula e em casa;
            Interação e cooperação nas atividades a serem realizadas em grupo;
            Organização e interesse na execução das tarefas;
            Capacidade para ler e interpretar textos do gênero poético;
            Capacidade para produzir poemas;
            Reconhecimento da cultura poética itajuipense;
           
CRONOGRAMA
RELAÇÃO DE DIAS
ASSUNTOS  A SEREM TRABALHADOS

07/03/2012
Abertura do projeto.
21/03/2012
        Falando de poemas no contexto da literatura itajuipense.
28/03/2012
       Quem são os poetas itajuipenses (pesquisa no blog poético)?
04/04/2012
       Os clássicos da literatura infantil ( visita à biblioteca )
11/04/2012
       Características de um poema: rimas, versos e estrofes( produção textual- bricando com rimas)
18/04/2012
       Confecção do mural de poemas.
25/04/2012
        Outras características de um poema: aliteração e repetição de versos.
02/05/2012

          Outras características de um poema: quadras e acrósticos( produção textual- quadras e acrósticos).
09/05/2012
Recital de poemas( o poema popular- estudo de suas
características)
16/05/2012
         O uso das comparações no poema (produção textual- construindo comparações) .
23/05/2012
          Imagens e metáforas no texto poético( produção textual- produzindo efeito de sentido com o uso das imagens e metáforas no texto poético .
30/05/2012
           Café poético : apresentação artística e cultural dos alunos para os pais e demais interessados.
06/06/2012
             Estudo do texto: Boi Veludo do escritor itajuipense Wanderlito Barbosa.
13/06/2012
Resgatando a cultura da comunidade ( coletando poemas na comunidade)
20/06/2012
        Estudo do texto: As andorinhas da escritora Itajuipense Ângela Bezerra.
04/07/2012
        Levando as poesias de Vinícius para a sala do infantil
11/07/2012
Estudo do texto: Rio Almada da escritora Itajuipense Claudia Pereira.
18/07/2012
         Podução textual ( poesia ) com o tema: Meio ambiente
25/07/2012
         Estudo do texto *Tempo de criança do escritor Itajuipense Wanderlito Barbosa.
08/08/2012
        Lendo poesias no memorial Adonias Filho
15/08/2012
        Estudo do texto: O mar da escritora itajuipense Ângela Bezerra.
22/08/2012
        Recitando nossas poesias preferidas para as outras turmas da escola.
29/08/2012
        Produção de texto poético coletivo: Tema livre
05/09/2012
        Levando a poesia de escritores itajuipenses para outras escolas do nosso município.
12/09/2012
         Estudo do texto: Barquinho de papel do escritor Itajuipense Wanderlito Barbosa.
19/09/2012
         Poemas que viraram músicas (um dia de música e poesia na escola)
26/09/2012
          Produção de texto poético com o tema: brinquedos e brincadeiras.
03/10/2012
          Revisão: Revendo o jogo de imagens e metáforas nos textos produzidos pelos alunos.
10/10/2012
           Estudo do texto: A árvore da escritora itajuipense Âgela Bezerra.
17/10/2012
           Produção de texto poético com o tema: Homenagem à professora Ângela Bezerra.
24/10/2012
           Revisão: Revendo a construção de rimas e versos nas produções dos alunos.
31/10/2012
            Estudo de textos poéticos de escritores Itajuipenses que versam sobre o município de Itajuípe.
07/11/2012
            Passeio turístico (conhecendo pontos da cidade que viraram poesias nas obras dos poetas itajuipenses).
14/11/2012
             Produção de texto poético com o tema: Itajuípe
21/11/2012
             Revisão: Revendo a constução do sentido em alguns textos produzidos pelos alunos.
28/11/2012
            Confecção do caderno de poesias da turma. 
05/12/2012
             Concurso de poesias do Pedro Melo com a participação de poetas itajuipenses.





 BIBLIOGRAFIA

BARBOSA, Wanderlito. A natureza não é uma piada. Itajuípe, 2006.
BARBOSA, Wandelito. Cartas, poemas e poesias. Itajuípe, 2005.
BARBOSA, Wanderlito. O homem e seu destino. Itajuípe, 2006.
BEZERRA,  Ângela. Momento mágico: Antologia Poética. Itajuípe, 2003.
JOSÉ, Elias. A poesia pede passagem: Um guia para levar a poesia ás escolas. 3. ed. São Paulo: Paulus 2010.
PAES, José Paulo. Poemas para brincar. 16. Ed. Ática, 2001.
PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 3. ed. Campina Grande: Bagagem, 2007.
QUITANA, Mário. Pé de pilão. 8. Ed. São Paulo: Ática, 2001.
FILHO, José Nicolau Gregorin. Literatura Infantil: Múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

Um comentário:

  1. GOSTEI DO PROJETO, MUITO ENRIQUECEDOR ESPERO QUE POSSAMOS APLICAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTOU ANSIOSA. PRÓ ADRIANA

    ResponderExcluir