Projeto desenvolvido pelo professor Ricardo Limeira juntamente com a equipe gestora com o objetivo de atender às turmas do 4° e 5º anos, podendo ser estendido às demais modalidades de ensino da EMPAM Foco do Projeto: Competência leitora.
ESCOLA
MUNICIPAL PEDRO ALVES DE MELO
POESIA DA MINHA TERRA
ITAJUÍPE-BA
ANO
– 2012
INTRODUÇÃO
A poesia é um gênero textual
muito importante para o desenvolvimento artístico,
cultural e cognitivo das pessoas. Desde a antiguidade, a poesia se apresenta como
um instrumento de manifestação da linguagem voltada para a satisfação estética,
axiológica e de compreensão do mundo e suas complexidades.
Não há como se ter uma
definição precisa do que venha a ser uma poesia, pois ao afirmarmos que se
trata de um texto escrito em versos rimados, estaremos deixando de evidenciar
que um texto sem rimas também pode ser uma poesia, mas o que não devemos negar,
é que por meio dela podemos expressar nossos sentimentos, emoções e o sentido
das coisas que nos cerca. Ao nos depararmos com a leitura de textos poéticos, somos
muitas vezes envolvidos pelas sensações de comoção, angústia, saudade, de
injustiça que o poeta revela.
O poeta é aquele que busca
apresentar e ler o mundo de uma forma dinâmica e atraente. Para isso, ele se
vale de diversos recursos como a rima, as metáforas, as comparações, o ritmo,
enfim, tudo que for preciso para que se possa dar às palavras um sentido mais
apurado, para que o leitor encontre nelas sempre um algo a mais a ser dito.
Assim podemos encontrar
nesses gêneros valiosos recursos para o incentivo e desenvolvimento da leitura
e da escrita na escola e por isso, optamos pelo projeto “Poesia da minha
terra”, que consiste em um trabalho voltado especificamente para a valorização
e o resgate cultural de poetas consagrados do município de Itajuípe, o que faremos
mediante a inserção e exploração de suas obras em sala de aula.
Vale salientar no entanto,
que por se tratar de um trabalho direcionado para turma do ensino fundamental
mais especificamente para alunos do 4º e 5º ano, optamos por selecionar alguns autores, em
especial, àqueles que em suas obras apresenta uma linguagem mais didática e portanto
mais próxima do universo da criança.
Dentre eles, mencionamos:
Wanderlito Barbosa( Litinho ); Professora Ângela Bezerra; Claudia Pereira
Santos, etc. Vale frisar ainda que, embora o foco principal desse projeto seja
a literatura poética itajuipense, não deixaremos de destacar também alguns
ícones da literatura poética brasileira ainda que seja de forma breve como
efeito de comparação e estudo de algumas peculiaridades referente ao estilo e a
linguagem característica do texto poético.
Isso faremos pelo simples
fato de entendermos que muitos dos que hoje são poetas, se espelharam quando
criança, ou ainda se espelham em autores consagrados como Cecília Meireles, Vinícius
de Morais, Cora Coralina, Pedro Bandeira e vários outros.
Esperamos com isso, despertar o interesse dos
alunos pela leitura e escrita do gênero poético, tomando como referência algumas
das poesias de escritores itajuipenses, de forma que possamos também
possibilitar aos discentes o reconhecimento e a importância cultural do lugar
onde vive.
JUSTIFICTIVA
Itajuípe é um município que
se destaca no cenário nacional por possuir uma cultura rica e diversificada e
no campo da literatura merece relevo o escritor Adonias Filho e Marcos
Santarrita, autores de diversos romances. Além
de ter como cidadãos esses dois renomados escritores, Itajuípe também é o berço
de grandes poetas como é o caso de Mario Luís de Souza Lopes, Paulo Afonso da
Silva Pinto, Wanderlito Barbosa, Claudia Pereira Santos, professora Angela
Bezerra, dentre outros.
Contudo,
mesmo percebendo o grau de importância dessas obras que enobrecem e ajudam a
construir a identidade cultural do município de Itajuípe, pouca atenção temos
dado a elas em nossas escolas. Assim,
pretendemos com esse projeto, centrar o nosso olhar nessa direção, esperando
com isso, promover o resgate cultural da literatura poética itajuipense. Daí
resulta a importância desse trabalho, que tem como foco principal reavivar a
cultura literária poética da terra e também elevar a bagagem cultural dos
educandos, além de despertar o interesse dos mesmos por obras literárias
importantes que engrandecem e valorizam o município de Itajuípe.
OBJETIVO
GERAL
Promover o resgate cultural
da literatura poética itajuipense por meio da inserção e exploração em sala de
aula de alguns textos poéticos criados por escritores do município de itajuípe.
Reconhecer e valorizar a
cultura local, percebendo a importância e influência que exerce as obras
poéticas na vida e memória de um povo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Identificar aspectos
característicos da cultura literária do município de Itajuípe;
Valorizar a cultura poética
local;
Conhecer poemas da
literatura itajuipense;
Identificar as diversas
tipologias do texto poético;
Reconhecer o poema em suas
diversas formas;
Identificar aspectos
característicos do poema: rimas, versos, estrofes aliteração,
repetição,comparações e metáforas;
Produzir textos do gênero
poema;
METODOLOGIA
Esse
projeto tem como foco principal inserir no contexto da sala de aula obras
poéticas de escritores itajuipenses, visando com isso estimular a leitura e
também despertar no educando o apreço pela literatura local.
Para Pinheiro(2002, p.23) “... a leitura do
texto poético tem peculiaridades e carece, portanto, de mais cuidado do que o
texto em prosa.” Com isso, pensamos em um trabalho mais específico. Optamos por
escolher um dia em cada semana (sempre às quartas-feiras) do ano letivo de 2012
para executar o projeto, sendo sua abertura no dia 7 de março e fechamento no
dia 5 de dezembro.
Assim,
pretendemos proceder da seguinte forma:
1°
Apresentação do projeto para a turma e demais interessados onde serão abordados
os seguintes questionamentos :
Do
que trata o projeto? O que se pretende com o projeto? Quais os objetivos?
Como
será trabalhado? Quais os critérios de avaliação? Qual o tempo de duração?...
Na
oportunidade, teremos ainda um momento cultural, intitulado de “A poesia em
teatro”, com a participação da atriz Itajuipense Aristea Gonzaga;
2°
Aula expositiva dialogada sobre a
cultura literária poética de Itajuípe e exposição de alguns textos produzidos
pelos escritores da terra;
3°
Pesquisa orientada na sala de internete sobre a biografia dos poetas
itajuipenses que serão estudados;
4º
Criação de um blog poético para a exposição das atividades realizadas com as
turmas;
5°
Rodas de leitura com obras clássicas da poesia infantil brasileira;
6°
Estudo dirigido sobre as características de um poema: rimas, versos e estrofes;
7°
Produção textual: “brincando com rimas”
8°
Confecção do mural de poemas com os alunos;
9°
Estudo dirigido sobre outros elementos que caracterizam um poema: aliteração,
repetição de versos, quadras, acrósticos;
10°
Produção textual: quadras e acrósticos
11°
Recital de poemas: O poema popular (estudo sobre suas características);
12°
Aula expositiva dialogada sobre o uso das comparações, imagens e metáforas em
um texto poético;
13º
Café poético: apresentação artística e cultural de textos poéticos escolhidos
pelos alunos;
14º
Estudo de textos poéticos de escritores itajuipenses:
·
Boi Veludo (texto de Wanderlito Barbosa -
Litinho)
·
*Rio Almada(texto de Claudia Pereira)
·
Felicidade(texto de Ângela Bezerra)
·
*Tempo de criança(texto de Wanderlito
Barbosa- Litinho)
·
* O barquinho de papel(texto de Wanderlito
Barbosa- Litinho)
15°
Produção de texto do gênero poético;
16° Entrevista com poetas do município de Itajuípe e apresentação das
produções dos alunos com premiação para aqueles que se destacarem;
AVALIAÇÃO
A
avaliação terá como parâmetro aspectos qualitativos e quantitativos e assim,
serão observados os seguintes critérios:
Participação
nas tarefas a serem realizadas em sala de aula e em casa;
Interação
e cooperação nas atividades a serem realizadas em grupo;
Organização
e interesse na execução das tarefas;
Capacidade
para ler e interpretar textos do gênero poético;
Capacidade
para produzir poemas;
Reconhecimento
da cultura poética itajuipense;
CRONOGRAMA
RELAÇÃO
DE DIAS
|
ASSUNTOS A SEREM TRABALHADOS
|
07/03/2012
|
Abertura
do projeto.
|
21/03/2012
|
Falando de poemas no contexto da
literatura itajuipense.
|
28/03/2012
|
Quem são os poetas itajuipenses (pesquisa no blog poético)?
|
04/04/2012
|
Os
clássicos da literatura infantil ( visita à biblioteca )
|
11/04/2012
|
Características de um poema: rimas,
versos e estrofes( produção textual- bricando com rimas)
|
18/04/2012
|
Confecção do mural de poemas.
|
25/04/2012
|
Outras características de um poema:
aliteração e repetição de versos.
|
02/05/2012
|
Outras características de um poema:
quadras e acrósticos( produção textual- quadras e acrósticos).
|
09/05/2012
|
Recital
de poemas( o poema popular- estudo de suas
características)
|
16/05/2012
|
O uso das comparações no poema
(produção textual- construindo comparações) .
|
23/05/2012
|
Imagens e metáforas no texto
poético( produção textual- produzindo efeito de sentido com o uso das imagens
e metáforas no texto poético .
|
30/05/2012
|
Café poético : apresentação
artística e cultural dos alunos para os pais e demais interessados.
|
06/06/2012
|
Estudo do texto: Boi Veludo do
escritor itajuipense Wanderlito Barbosa.
|
13/06/2012
|
Resgatando
a cultura da comunidade ( coletando poemas na comunidade)
|
20/06/2012
|
Estudo do texto: As andorinhas da
escritora Itajuipense Ângela Bezerra.
|
04/07/2012
|
Levando as poesias de Vinícius para a
sala do infantil
|
11/07/2012
|
Estudo
do texto: Rio Almada da escritora Itajuipense Claudia Pereira.
|
18/07/2012
|
Podução textual ( poesia ) com o
tema: Meio ambiente
|
25/07/2012
|
Estudo do texto *Tempo de criança do
escritor Itajuipense Wanderlito Barbosa.
|
08/08/2012
|
Lendo poesias no memorial Adonias
Filho
|
15/08/2012
|
Estudo do texto: O mar da escritora
itajuipense Ângela Bezerra.
|
22/08/2012
|
Recitando nossas poesias preferidas
para as outras turmas da escola.
|
29/08/2012
|
Produção de texto poético coletivo:
Tema livre
|
05/09/2012
|
Levando a poesia de escritores
itajuipenses para outras escolas do nosso município.
|
12/09/2012
|
Estudo do texto: Barquinho de papel
do escritor Itajuipense Wanderlito Barbosa.
|
19/09/2012
|
Poemas que viraram músicas (um dia
de música e poesia na escola)
|
26/09/2012
|
Produção de texto poético com o
tema: brinquedos e brincadeiras.
|
03/10/2012
|
Revisão: Revendo o jogo de imagens
e metáforas nos textos produzidos pelos alunos.
|
10/10/2012
|
Estudo do texto: A árvore da
escritora itajuipense Âgela Bezerra.
|
17/10/2012
|
Produção de texto poético com o
tema: Homenagem à professora Ângela Bezerra.
|
24/10/2012
|
Revisão: Revendo a construção de
rimas e versos nas produções dos alunos.
|
31/10/2012
|
Estudo de textos poéticos de
escritores Itajuipenses que versam sobre o município de Itajuípe.
|
07/11/2012
|
Passeio turístico (conhecendo
pontos da cidade que viraram poesias nas obras dos poetas itajuipenses).
|
14/11/2012
|
Produção de texto poético com o
tema: Itajuípe
|
21/11/2012
|
Revisão: Revendo a constução do
sentido em alguns textos produzidos pelos alunos.
|
28/11/2012
|
Confecção do caderno de poesias
da turma.
|
05/12/2012
|
Concurso de poesias do Pedro
Melo com a participação de poetas itajuipenses.
|
BIBLIOGRAFIA
BARBOSA, Wanderlito. A natureza não é uma piada. Itajuípe, 2006.
BARBOSA, Wandelito. Cartas, poemas e poesias. Itajuípe, 2005.
BARBOSA, Wanderlito. O homem e seu destino. Itajuípe, 2006.
BEZERRA, Ângela. Momento
mágico: Antologia Poética. Itajuípe, 2003.
JOSÉ, Elias. A poesia pede passagem: Um guia para levar a poesia ás escolas. 3.
ed. São Paulo: Paulus 2010.
PAES, José Paulo. Poemas para brincar. 16. Ed. Ática, 2001.
PINHEIRO, Helder. Poesia na sala de aula. 3. ed. Campina Grande: Bagagem, 2007.
QUITANA, Mário. Pé de pilão. 8. Ed. São Paulo: Ática, 2001.
FILHO, José Nicolau Gregorin. Literatura Infantil: Múltiplas linguagens
na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
GOSTEI DO PROJETO, MUITO ENRIQUECEDOR ESPERO QUE POSSAMOS APLICAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTOU ANSIOSA. PRÓ ADRIANA
ResponderExcluir