segunda-feira, 2 de julho de 2012

POESIA DA MINHA TERRA

O PROFESSOR RICARDO LIMEIRA TEM DESENVOLVIDO UM PROJETO DIDÁTICO - POESIA DA MINHA TERRA - QUE VEM ASSEGURAR A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA COM A TURMA DO 4º E 5º ANOS DA ESCOLA PEDRO MELO, ATINGINDO TAMBÉM AS DEMAIS TURMAS E DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS DE FORMA LÚDICA, PRAZEROSA E EMBASADO PELOS CONTOS REAIS, PELAS POESIAS E SOBRETUDO PELA FANTASIA. CONFITA FOTOS, PRODUÇÕES, CONVIDADOS E AUTORES DE POESIAS DA TERRA, COMO PROFESSOR LITINHO E PROFESSORA ÂNGELA (IN MEMÓRIA)DA CIDADE DE ITAJUÍPE.
Maria Ângela Bezerra, nasceu em 15/06/1993 no município de Canavieiras, Bahia começou seus estudos com 6 anos em um orfanato, onde ficou até ter concluído em 1953 o curso de Magistério. Em 1958, a professora Ângela chega a Itajuípe, onde passa a lecionar nas seguintes escolas: Maria Quitéria, Ginásio 7 de Setembro e Colégio Comercial de Itajuípe. Casou-se em janeiro de 1962 e teve quatro filhos. Em 1967, formou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Itabuna (FAFI) e em 1984 concluiu o curso de Administração Escolar pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), chegando a assumir em 1971, o cargo de gestora da Escola Polivalenti de Itajuípe. A poetisa participou de vários concursos de poesias, dentre eles o da Liters editora, o que lhe rendeu publicações nas Cinco antologias de grandes escritores da Bahia. Ao completar 70 anos, a autora foi presenteada pela sua filha e amigas com a edição de um livro contendo 50 poesias de sua autoria e denominado de antologia poética Momento mágico. Em 10 de março de 2012, a professora Ângela veio a falecer, nos deixando um grande exemplo de vida e um importante legado cultural para os cidadãos itajuipenses. Palavras de Âgela: “Num futuro não muito distante, haveremos de ver os adolescentes mais estimulados em ler, bem como nas escolas, as crianças tomando gosto pela leitura, incentivados pelos seus professores. Isto os fará adquirir conhecimentos que os impulsionem a adquirir a valorização dos seus objetivos e metas para uma vida consciente dos verdadeiros e imutáveis desejos de crescimento e felicidade”.
PROFESSOR LITINHO FALANDO SOBRE SUAS PUBLICAÇÕES Wanderlito Barbosa, popularmente conhecido por Litinho, nasceu em fevereiro de 1930 no município de Itajuípe-Ba. Escritor e poeta, é autor de vários livros dentre os quais destacamos: Lição de vida, Itajuípe ontem e hoje, O homem e seu destino, Cartas poemas e poesias, A natureza não é uma piada, Plante! A terra garante, etc.Pessoa marcada por uma infância difícil, filho de pai barbeiro, e mãe lavadeira, Litinho desde cedo teve que aprender a valorizar o trabalho, foi sapateiro, engraxate, jornaleiro, barbeiro, músico, professor de Educação Física, Serventuário da Justiça, vereador e atualmente poeta e escritor. Pelo fato de seu pai possuir duas mulheres, logo aos 7 anos de idade, Litinho viu-se obrigado a viver com sua madrasta, onde foi submetido a um regime de vida degradante marcado por castigos físicos e psicológicos, mas após alguns anos de convivência o seu pai se desentende com a amante e Litinho volta a conviver com a sua mãe biológica. É nesse período de vida, que ele para ajudar financeiramente ao seu pai passa a exercer as funções de jornaleiro, barbeiro e a estudar música.Após vivenciar constantes desentendimentos entre seus pais, Litinho resolve deixá-los e vai para o município de Alagoinhas, onde fica com alguns meses com os seus tios maternos, mas durante esse período o seu pai adoece e veio a falecer. Com isso, ele retorna a Itajuípe com a missão de ser arrimo de família.
ALUNOS DRAMATIZANDO UMAS DAS POESIAS DE DESTAQUE
ASSISTENTE DE TEATRO (ARISTÉIA) CONTRACENANDO COM OS ALUNOS

Um comentário:

  1. Realmente o projeto é muito bom,parabéns professor Ricardo, conte sempre com a equipe gestora para qualquer realização!!!

    Vell Santana

    ResponderExcluir