Um jornalista que não organiza as perguntas para uma entrevista jamais montará uma boa reportagem. Se um advogado não estuda com atenção um processo, só por sorte ganhará a causa. 

E o professor... O professor você sabe, desenvolve aulas melhores quando prepara de antemão um plano com o que vai apresentar na classe. Se o planejamento está (ou deveria estar) incorporando à rotina, porque deveríamos tratar desse tema? E porque os professores estão sendo solicitados a produzir planos de aulas mais abrangentes e flexíveis.

Tomemos como exemplo a interdisciplinaridade, que coloca em torno de uma mesa mestres de variadas especialidades, e a conteúdos escolares de acordo com a realidade. Tais recursos pedagógicos, cada vez mais adotados, só terão sucesso se escorados em bons planos de aula. O que se propõe é uma reflexão sobre a sua rotina de trabalho. 

O jornalista tem chance de rever seu erro na edição seguinte. Um advogado sempre pode apelar de uma sentença desfavorável. Mas os professores correm mais riscos: a chance de usufrui um daqueles momentos mágicos em que os alunos abrem os olhos e o coração para o aprendizado pode não se repetir.